domingo, 22 de junho de 2014

(a história nº1)

Era uma das grandes etapas, NA VIDA DUM HOMEM

A TROPA

Nada aqui seria mencionado, se esta minha 1ª experiência, tivesse corrido bem.
Antes pelo contrário; O início começou turbulento…



Começo por faltar à Inspecção pela simples razão de que: após o meu Curso Industrial tirado na Escola Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, fui tirar (em paralelo com o trabalho) na Escola Industrial Infante D. Henrique no Porto, o Curso de Especialização de Desenhador Industrial. E faltei porquê? Porque no exacto dia da Inspecção, tive o meu exame de Aptidão do Curso de Desenhador. Era o fim do curso, e não podia falhar.

Preocupado, fui no dia seguinte ao Centro de Recrutamento Militar, apresentar a justificação oficial que pedi na secretaria da Escola, e para minha surpresa, quando a leram disseram que estava muito bem feita, com selo branco e tudo, só que não servia. Tinha sim, de levar um Atestado Médico, justificando uma doença impeditiva de me apresentar. Contestei mas de nada valeu. (Autênticos pneus…)

Fui então a um médico de Clínica Geral que conhecia, o Dr. Rodrigues que após Eu lhe contar a história, mesmo contrariado, lá redigiu o documento falso. Já lá vão quase "50 anos" e não recordo mas, devo ter tido uma diarreia qualquer.

 

A segunda chamada, foi em Braga. Era um dia de inverno e o Centro de Recrutamento mais parecia uma casa assombrada. Um edifício em granito “mais velho que a Sé...”, sombrio, e com alguns vidros partidos. Éramos bastantes e apreensivos aguardávamos ordens. Não tardou muito até aparecer um enfermeiro que falando alto e bom som, convidou os Mancebos a ficarem descalços, dos pés à cabeça.


A corrente de ar era enorme e por isso tilintávamos de frio, “um brincalhão do grupo disse”: poderá ser a nossa “sáfa” porque, com tudo tão encolhido, poderão pensar que ainda não temos idade para ir à tropa.


Após aquele tratamento de choque, e logo no primeiro dia de tropa, “para tristeza da minha Mãe, que já tinha o meu irmão mais velho nestas andanças, e sabia que o mais novo, entraria antes de Eu sair”, trouxe para casa o veredicto esperado. APURADO PARA TODO O SERVIÇO MILITAR.

Uns meses depois, começou a saga no R.I.5 nas Caldas da Rainha


 

Sem comentários:

Enviar um comentário